domingo, 10 de fevereiro de 2019

Bode expiatório/bullying e manipuladores


Bode expiatório/bullying e manipuladores


Será que as vítimas de bullying, não são mais do que bodes expiatórios???
O que é certo é que a história da humanidade , tem presente acontecimentos, em que grupos chacinam e tentam exterminar outros, desde tempos imemoriais… afim de direcionar culpas,  projetar razões e afetos, não assumidos
Quer porque têm uma religião …uma cultura ….ou são uma tribo diferente…
Pensemos no caso dos Judeus, que foram alvo dos alemães, no decorrer da segunda guerra mundial.
Reflitamos também nos casos de crianças, adolescentes e jovens que são humilhados, injuriados, agredidos…só pelo fato de serem diferentes…muito magros…gordos…mais inteligentes….tímidos…enfim…têm características que os bullyers  narcisistas escolhem como alvo, quer porque se acham perfeitos, quer porque têm medo das encontrarem em si próprios.
Quem exerce bullying sobre outros, fá-lo no sentido de sacrificar os outros, para manter a sua auto-imagem de perfeição e de intocabilidade…
Já Freud dizia :“Quando eu falo do outro, na realidade eu estou falando mais de mim que do outro”.
Os bullyers, são indivíduos que sofrem de narcisismo patológico, são maus utilizam os outros como bodes expiatórios (M. Scott Peck, in “Gente de Mentira”),, utilizando um mecanismo a “ projecção”, pois como se consideram infalíveis, quando entram em conflito, projetam a culpa para o mundo, para os alvos mais fáceis, negando as suas imperfeições , mas vendo-as nos outros.
Esta necessidade, leva ao exercício da maldade, num bode expiatório.
O bullying por vezes, é exercido, acompanhado de muita sedutora manipulação, pois os bullyers gostam de manter a sua imagem social e assim induzem grupos que agem por eles, porque também a título individual têm pouca força, mas conseguem tirar dos elementos do grupo, as suas piores caraterísticas, as quais direcionam para os seus alvos.
O bullying está muito exposto na vivência das crianças e adolescentes, no entanto existe entre adultos e em diversos grupos profissionais. Porque é tão pouco noticiado?
Será porque a sociedade, gerida por adultos , não consegue assumir as suas imperfeições, não quer identificar os seus bullyers…
A crianças e jovens bullyers não nasceram todos com essa tendência, claro está, que também tiveram modelos.
Quando as sociedades incutem a competitividade desenfreada, a ambição desmedida…
“- Tu, tens que ser o melhor, ter o melhor resultado.”
Como será que as crianças e jovens interpretam tal:
“- Tenho que ser o melhor de todos, dominar os outros não podem ser tão bons como eu.”
Que se está então a fomentar na consciência das crianças e Jovens???
PSI. MARGARIDA RAMOS