quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

COMPORTAMENTOS, ATITUDES E CARNAVAL

Enquanto observava os foliões neste Carnaval, não podia evitar alguns pensamentos e reflexões sobre as atitudes e comportamentos do povo português. Observava muitas pessoas como espectadores comparativamente às pessoas que viviam e brincavam ao Carnaval.
Li algures que " os portugueses vivem tristes porque têm medo da alegria e que os brasileiros vivem alegres porque sentem vergonha da tristeza". Esta frase lida em algum jornal ou revista, transformou-se num pensamento recorrente, neste Carnaval.

Será que nós portugueses, somos tão contidos ... que até no Carnaval, receamos a expansão e a catarse de sentimentos?

O que é certo é que os nossos comportamentos, as nossas atitudes neste Carnaval e no nosso quotidiano são indicadores da forma como gerimos o pensamento colectivo e individual.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei imenso da senhora ter um blog...e por sinal interessante e pertinente para a vida de qualquer um. Sucesso...bjs

mochila-botas disse...

também li essa frase algures e também me tocou guida. Há quem diga que é o legado dos tais anos de ditadura. Será? eu fui educada a ser contida, a não mostrar-me demais, a não rir alto demais, a não 'fazer figuras' como os meus filhoshoje dizem.
Valeu-me o gosto pelo desporto. aí sim, já podia evidenciar-me. devia ser a melhor, mesmo.

Podemos sempre tentar que os nossos filhos sejam diferentes.
Quanto aos brasileiros, pois sim. São muito alegres, mas também superficiais. Sambas,forró e cachaça.
É impressionante ver como, no brasil pobre (será que há brasil rico?) aquele povo que não tem nada ou muito pouco, consegue continuar a dançar a rir e a beber "não esquenta não, tá tudo numa boa"...

eu então tenho insónias!

Mário Rui Santos disse...

Carnaval é aquela época do ano em que muito boa gente tira a máscara. Mas como muito boa gente tem receio de retirar bondosamente a sua boa máscara lá vão desejando bondosamente "bom carnaval" em vez de "carnaval feliz"...Boas luzes nos iluminem !